Contato

Entre todas as rotinas de um gestor a tomada de decisão é a principal delas. Para que isso seja realizado de forma segura e eficaz é necessário contar com informações sobre o negócio, e é nesse momento que se entende a importância do Balanço Patrimonial

Além de ser uma peça fundamental na análise financeira e patrimonial das empresas, o balanço é também uma exigência legal prevista no Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro de 2002.

A cada dia, a contabilidade tem se mostrado mais importante para a saúde financeira das empresas, no entanto, ainda há empresários que consideram esse demonstrativo uma formalidade.

Neste post, resumimos algumas informações que confirmam a importância do Balanço Patrimonial.

Leia e confira!

O que é o Balanço Patrimonial?

 É uma demonstração que faz parte do conjunto de relatórios contábeis que são obrigatórios ao final de cada exercício, que corresponde aos 12 meses do ano civil, de 01 de janeiro a 31 de dezembro.

De forma resumida, a contabilidade tem por principal objetivo controlar o patrimônio, relatando os bens direitos e as obrigações da empresa em forma de contas contábeis.

A estrutura do relatório é fundada em três pontos, o ativo, o passivo e o patrimônio líquido, divididos entre circulante e não circulante.

Entenda um pouco mais sobre eles:

  • Ativo – são os bens e direitos. Exemplo: caixa, estoque, contas a receber
  • Passivo – são as obrigações com terceiros. Exemplo: salários a pagar, impostos a pagar, fornecedores
  • Patrimônio Líquido – são as obrigações com os sócios e acionistas, nesse grupo são classificados os recursos injetados como capital social acrescido dos lucros obtidos na operação.

Qual a importância do Balanço Patrimonial?

Além de ser uma exigência legal, o balanço patrimonial disponibiliza fatores essenciais para tomadas de decisões focadas na obtenção de lucros e crescimento da empresa.

Entre os benefícios da análise do demonstrativo se pode destacar a saúde financeira da empresa, uma vez que o balanço retrata o patrimônio e através dele é possível observar o presente, entender o passado e planejar o futuro.

Ademais, o demonstrativo fornece dados para o cálculo de indicadores financeiros, que são ferramentas essenciais para o controle e planejamento da empresa, se tornando imprescindível para usuários externos analisarem o valor real do negócio.

Quais demonstrações são necessárias para o fechamento do exercício?

Como dissemos, o balanço faz parte de um conjunto de demonstrativos que devem ser elaborados ao final de um exercício civil. As demais demonstrações são:

  • DRE – Demonstração do Resultado do Exercício
  • DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa

Cada uma delas, demonstra os números da organização e são essenciais para tomada de decisões do gestor.

Iremos abordá-las nos próximos posts.

Agora que você sabe a importância do balanço patrimonial, continue nos acompanhando para entender sobre as demais demonstrações.

Receba novidades em
seu e-mail.

Mais populares:

Compartilhar: