Na segunda semana da nossa série sobre as demonstrações contábeis, o tema de hoje é a DRE.
Essa sigla corresponde a três palavras: Demonstração do Resultado do Exercício. Só de ler esse nome, fica fácil entender a sua importância na contabilidade, pois ela demonstra o Lucro ou Prejuízo de uma empresa durante o exercício contábil.
Neste post, vamos explicar sua estrutura e qual a importância deste conceito dentro da contabilidade.
Leia e confira!
O que é a DRE?
A DRE nada mais é do que um relatório que evidencia de forma resumida se as operações de uma empresa em um determinado período estão gerando lucro ou prejuízo. Essa demonstração faz parte do conjunto de relatórios contábeis que são obrigatórios ao final de cada exercício, que corresponde aos 12 meses do ano civil, de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro.
Embora seja elaborado anualmente devido às obrigações legais de divulgação, em geral a Demonstração do Resultado do Exercício pode ser gerada também mensalmente ou trimestralmente afim de controles administrativos e gerenciais, se tornando uma ótima ferramenta para análise dos resultados da empresa.
O mais importante é que a DRE deve ser elaborada de forma sequencial e lógica, que permite que os gestores interpretem facilmente a demonstração e entendam como está composto o lucro/prejuízo da organização.
Vamos entender a sequência da DRE a seguir
Estrutura da DRE
A DRE pode ser gerada com dados contábeis ou gerenciais, sempre obedecendo o princípio do Regime de Competência, de forma que todas as Receitas, Custos e Despesas incorridos no período estejam registrados na demonstração.
A Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), em seu artigo 187, define a forma como as empresas devem discriminar a Demonstração do Resultado do Exercício. Nos termos da lei, portanto, a DRE deverá seguir a seguinte estrutura de ações:
Receita Bruta
(-) Impostos/Deduções
(=) Receita Líquida
(-) Custo da Mercadoria Vendida
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
(=) Receita Operacional Líquida
(-) Despesas não operacionais
(=) Resultado antes do Imposto de Renda e Contribuição Social
(-) Provisão Imposto de Renda e Contribuição Social
(=) Resultado Líquido
Qual a importância da DRE
Depois de entendermos o que é a DRE e qual a estrutura, é hora de aprendermos sobre a sua importância dentro da contabilidade das organizações.
O DRE reflete a capacidade de geração de riqueza do negócio, de forma que a administração tenha elementos para saber o que é preciso mudar ou o que é preciso manter para gerar bons resultados para a empresa.
Pelo fato de ser um relatório bem detalhado e intuitivo, o gestor conta com ótimos elementos para seu processo de tomada de decisões, envolvendo a realização do planejamento tributário da empresa até estratégias de negócios
Agora que você sabe a importância da DRE, continue nos acompanhando para entender sobre as demais demonstrações.