Continuando nossa série sobre os formatos jurídicos disponíveis, hoje vamos falar da Empresa Limitada.
O que é Sociedade Limitada?
A sociedade limitada é um tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado. O nome de cada uma das associações desse modelo é acompanhado da sigla “Ltda”, que significa “limitada”.
Esse é um dos tipos de empresa predominantes no Brasil, e sua base implica no contrato social. Sua origem está na responsabilidade limitada de companhias pertencentes a uma família e das sociedades anônimas. Esse formato de sociedade permite que a empresa tenha um administrador que não pertence ao quadro de sócios, desde que tenha o consentimento desses.
Características de uma empresa LTDA
Dentre as muitas características específicas que diferenciam uma LTDA de outros modelos de empresa, destacam-se:
Proteção do patrimônio pessoal dos sócios
Como explicado acima, salvo casos trabalhistas ou irregularidades, os bens pessoais dos sócios de uma empresa LTDA ficam protegidos em caso de problemas (como falência).
Divisão por quotas
O chamado capital social de uma LTDA é dividido em quotas, e não em ações (como uma S/A). Todas as quotas têm um valor (valor nominal) e precisam estar registradas no Contrato Social.
Ou seja: não necessariamente quem tem mais quotas tem mais poder de decisão. É preciso levar em conta o valor de cada uma. Esse é um sistema diferente de uma S/A, por exemplo, no qual a quantidade de ações de cada sócio determina seu poder de decisão.
Administração
Uma empresa Limitada pode ser administrada por uma pessoa – não é preciso ter um conselho, por exemplo. No caso de outros modelos, como uma S/A, há necessidades específicas de diretores, conselhos e modelos de divulgação de resultados de forma específica.
Para entender mais sobre os formatos jurídicos disponíveis e decidir qual o melhor para sua empresa, continue acompanhando o blog nas próximas semanas.